terça-feira, 14 de outubro de 2014

Algumas questões sobre batismos

Ontem eu estava conversando com meu cunhado acerca de questões e doutrinas bíblicas cristãs e a conversa nos levou a dois dos pilares cristãos: A Trindade e o batismo.
Quanto a trindade é unanimidade nas igrejas, tanto na católica como na evangélica. Tanto na evangélica tradicional quanto nas renovadas e pentecostais. Tocar no assunto é quase heresia, discordar então, Deus o livre dessa blasfemia! É dificil crer num único Deus, melhor dividi-lo em três para não nos distanciarmos demais do panteão egipcio. Mas esse será assunto de uma próxima abordagem. Gostaria de tratar nesse momento do outro pilar: O Batismo. Aliás batismo significa imersão!

Começemos com João o Imersor, ops, Batista e ninguém melhor que um de seus antigos discípulos para falar sobre ele, João.

Disse (João Batista): Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
E os que tinham sido enviados eram dos fariseus.
E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis.
Este é aquele que vem após mim, que é antes de mim, do qual eu não sou digno de desatar a correia da alparca.
Estas coisas aconteceram em Betánia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Este é aquele do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro do que eu.
E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água.
E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele.
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo.
E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus. João 1:23-34

Para aqueles que tiveram paciência de chegar até aqui gostaria de enfatizar alguns versículos dos que estão acima. Continuemos:
 
E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João respondeu-lhes, dizendo: Eu batizo com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis. 
E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. 
 
João afirma que ele batiza com água,isto é, esse serviço é de João, mas ele quer mostrar ao fariseus que por ali há alguém que eles não conhecem. É como dizer: Vocês ainda não viram nada! Alías seria pelo batismo nas aguas que o Messias seria apresentado a João! E o Messias traria um novo batismo.
O Messias batizaria com o Espírito Santo!
 
Veremos agora as relações do Mestre com o batismo:
 
Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação.
E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele.
João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.
Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele.
Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.
É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:25-30.
 
E aproximaram-se dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo: Mestre, queremos que nos faças o que te pedirmos.
E ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
E eles lhe disseram: Concede-nos que na tua glória nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda.
Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis vós beber o cálice que eu bebo, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado?Marcos 10:35-38.

Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.Lucas 3:16.

Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?
Importa, porém, que seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se! Lucas 12:49-50.
 
E pelo que lemos esse batismo de Jesus e de seus apóstolos e discípulos foi bem angustiante!

Mas com a morte e ressurreição de Jesus como se batizaria? Andemos pelo livro de Atos.

Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao reino de Deus.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Atos 1:3-5.

E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo so-bre todos os que ouviam a palavra.
E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias. Atos 10:44-48.

Ops,  interessante, acho que vocês também perceberam algo acima! Vou repetir o versículo:
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?  

Quem veio antes a água ou o Espírito Santo? E nas Igrejas o que nos ensinam?
Bom de refletir né?
Esses RECEBERAM como os discípulos o Espírito Santo, mas antes do batismo nas águas!
 
As linhas que escrevo não são verdades absolutas mas reflexões sobre a verdade bíblica em contraste com os ensinos que estão arraigados em nós.
Não é uma dissertação que busca encontrar um termo aceitável ou uma argumentação que pretende defender uma idéia fixa!

O Criador nos deus capacidade de pensar por nosso proprio cérebro e por si mesmo chegar a conclusões coerentes, por isso Paulo pede que nosso culto seja racional! 

A idéia central do blog é pegar um tema biblico e ir abrindo o leque sobre ele.

Já que o assunto é batismo você que é cristão e já leu atos diversas vezes me responda. 
Em nome de quem os apóstolos batizavam?
E na sua igreja o pastor batiza em nome de quem?

Alías, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo aparece só uma vez em Mateus num texto de origem duvidosa!
Em nome do Pai.
Qual o nome do Pai?
Em nome do Filho
Qual filho?
Se o Pai e o Filho tem nome digamos o nome deles!
 
Por isso os discípulos diziam: Sejam batizados em nome de Jesus!!!

Pensem, e comentem!





Alguns fariseus que tinham sido enviados
interrogaram-no: "Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? "
Respondeu João: "Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem.
Ele é aquele que vem depois de mim, cujas correias das sandálias não sou digno de desamarrar".

João 1:24-27
interrogaram-no: "Então, por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o Profeta? "
Respondeu João: "Eu batizo com água, mas entre vocês está alguém que vocês não conhecem.

João 1:25-26
Alguns fariseus que tinham sido enviados

João 1:24

Nenhum comentário:

Postar um comentário